Como escolher a Base certa pra você!

Quase sempre, em cursos ou quando vou atender uma cliente, recebo essa pergunta: Como faço pra escolher meu tom de base sem errar?



Na minha opinião, a Base é o item mais importante da make. De nada adianta olhos esfumados divinos se a pele está mal feita. Já uma pele linda e com cara de "nasci assim" fica fantástica até com máscara de cílios e batom nude.

Realmente a escolha não é fácil, é preciso empenho e paciência pra que você encontre "a base da sua vida" mas com algumas dicas é possível chegar lá.

Antes é sempre bom lembrar que vale o combo: limpar, tonificar e hidratar ok?

A primeira coisa que você deve fazer é analisar algumas questões:

  • Você tem o fundo de pele rosado, amarelado ou neutro?
  • Sua pele é oleosa, mista ou seca? 
  • Qual cobertura você deseja? (leve/média/alta)
  • Qual acabamento você prefere? (Fosco/Acetinado)


  • Para saber qual o fundo da sua pele:

Repare no seu pulso, se as veias forem azuladas provavelmente seu tom de pele é frio, ou seja, rosado. Já se as veias forem esverdeadas provavelmente seu tom de pele é quente, ou seja, amarelado/dourado. Caso seja uma mistura das duas seu tom é neutro.
Outra dica é com qual jóia/bijouteria você fica melhor, normalmente as que ficam melhor com tom prata tem fundo frio, rosado
Já quem fica melhor com tons de dourado pode ter o fundo quente, amarelado.

As pessoas de pele rosada também tem dificuldades em se bronzear, normalmente ficam vermelhas. Já as (sortudas!) de pele amarelada ficam bronzeadas e da cor do pecado facilmente.

Você precisa encontrar primeiro o tom da pele pra depois achar a cor ideal. Se a temperatura da sua pele é quente você deve procurar bases com fundo amarelado. Já se a temperatura for fria, invista em bases com fundo rosado.

Normalmente negras tem o fundo quente/amarelado. O efeito acinzentado costuma ocorrer exatamente por aplicar uma base com fundo frio. Fiquem atentas!

A Base deve ornar com seu tom de colo, braços. Sei que as vezes aplicamos filtro solar apenas no rosto, o que acaba deixando essa área mais clara. Mas como normalmente os braços e colo ficam expostos (principalmente no caso de um evento formal, que usamos vestidos) o ideal é que você leve isso em consideração.


  • Tipos de pele:

Normal: tem superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis. Você pode usar bases fluídas ou cremosas, o que vai determinar é apenas a cobertura, mais leve ou pesada, desejada.

Oleosa: possui produção excessiva de óleo, brilho e poros perceptíveis. Procure por bases com efeito matificante, oil free e mais sequinhas, as fluídas ou em pó funcionam muito bem nesse tipo de pele.

Seca: costuma ser opaca e sem brilho. Podendo ter descamação pela pouca produção sebácea. Opte por bases cremosas e que sejam hidratantes.

Mista: costuma apresentar excesso de óleo na zona T (testa, nariz e queixo) e pele seca ou normal nas laterais. Se sua zona T for muito oleosa melhor investir nas bases citadas para pele oleosa. Sempre finalize com o pó, principalmente na zona T.


  • Cobertura e Acabamento:

Base Líquida: textura fluída e cobertura leve. Ótima para o dia a dia e funciona muito bem em peles oleosas e maduras.

Base Cremosa: costuma ser mais densa e proporciona cobertura superior. Ideal para peles secas ou normais.

Base em pó: normalmente mineral, é ótima pra peles oleosas. A cobertura é leve.

Pancake: alta cobertura, pode ser usada por peles oleosas e mistas. Indicada para uso noturno ou quando você necessita de uma boa uniformização da pele.

Stick: também conhecida como base bastão, é prática e possui cobertura média-alta. Indicada para peles normais, mistas e secas.

O acabamento também varia, se você prefere um rosto sem brilho procure por bases matificantes. Já se você prefere um leve brilho opte por base com acabamento acetinado.


  • Pra acertar na escolha:

Primeira coisa que sempre indico, se puder vá de cara limpa. Nada de testar a base na mão, no braço. Se você vai usar a base no rosto é ali que você tem que testar ela né?
Aí você foi até a loja, testou a base, achou linda quando se viu no espelho e trouxe ela pra casa. Quando foi usar em casa percebeu que ela não era nada daquilo que você imaginava.

Acredite, a iluminação da loja altera bastante a percepção de cor. Por isso indico sempre dar uma volta, ver como ela se comporta em outras iluminações (luz fria, luz quente e luz natural). Se puder passe o dia com ela e aproveite pra perceber a duração na pele e se ela é confortável (acredite, isso conta muito. Nada pior do que sentir o rosto pesado ou craquelando).


Se você comprou uma base mais clara: tente usar com um tom mais escuro, misturando as duas bases ou tente com um pó bronzer na hora de finalizar.
Se você comprou uma base mais escura: você pode tentar deixar ela mais leve e clara misturando com um creme hidratante facial, fazendo assim um hidratante com cor.



Por útimo, vale uma ajudinha online também. O site internacional Findation (vale usar o google tradutor) te dá algumas opções baseadas em uma ou mais Bases (quanta mais informações você der, mais preciso é o resultado) que você já tem e funcionam direitinho pra você. Quando você quer investir em outra marca mas não sabe qual vai ser sua cor é só dar uma pesquisada por lá. É ótimo pra comprinhas online, quando não dá pra fazer todo teste antes.

Espero ter ajudado vocês, tentei resumir ao máximo e realmente dar dicas que possam te ajudar na escolha.


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Eu sempre errei.
    kkkkkkkkkkk
    Até que um dia me disseram que a base tem que desaparecer na pele,não pode ficar marcado,parecendo que colocou o rosto de outra pessoa no corpo.to toda errada uso base liquida e tenho pele oleosa Erro também na hora da escolha passo no braço.
    Muitas dicas boas viu adorei
    Vou usar todas na hora de comprar uma base
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive muito problemas com base, quando o tom era mais claro ou mais escuro sempre dei um jeitinho com pó ou usava em épocas diferentes...
    E esse Findation é demais, ajuda muito!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  3. eu acho tão complicado escolher base por esse motivo eu prefiro comprar em lojas pois eu posso aplicar na pele.
    Ainda não conhecia a findation, irei entra no site para saber mais.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ari!
    Tudo bem?
    Não sabia que você dá cursos! Muito legal! Você já ministrou algum aqui no Rio?
    Quanto as dicas para escolher a base certa de acordo com o tipo de pele, eu achei muito útil! Principalmente que percebi que minhas veias são esverdeadas e por isso, agora sei que meu tom de pele é quente :)
    Obrigada pelas dicas!
    Bjs,
    Babi

    ResponderExcluir
  5. Minha pele é um mistério as veias são esverdeadas mas fico bem vermelha com qualquer sol. Acho que acabo sendo mais neutra.
    Pra base já aprendi que tenho que ir pelo caminho das de fundo amarelado pois as de fundo rosado ficar sempre estranhas por mais próximas ao tom da minha pele.
    Eu costumava usar o guia online da Temptalia, ainda existe? rs
    Adorei todas as tuas dicas e concordo: uma pele bem feita é o sucesso de qualquer make.
    Beijos
    http://doce-feito-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A que incrível,acabei de tirar muitas duvidas agora.
    E aprendi que tenho o fundo de pele amarelado.
    Sempre erro na escolha da base,mais e sempre testo no rosto.
    Uma vez vi o Torquato disser que o correto é testar na testa.

    ResponderExcluir

Olá, adorei a sua visita!!!

Aproveita e deixa um comentário com a sua opinião, vou amar saber o que você esta achando do blog!

Bjs com carinho!

Ari