Ajudar o próximo: Entrega de marmitas para moradores de rua!

Muitas de vocês já devem ter pensado (ou até mesmo realizado) um trabalho voluntário, ou seja, ajudar o próximo sem que isso te retorne algum valor financeiro.

Existem diversos tipos de trabalho voluntário que você pode realizar mas hoje vou falar de um que conheço e participo. A entrega de marmitas para moradores de rua.

Pode parecer complicado e caro mas você vai ver que não necessita de muito pra fazer um trabalho como este em sua cidade.

Para o preparo de marmitas (rende de 50 a 60 marmitas):

5 quilos de arroz
3 quilos de feijão
3 quilos de mistura (você pode variar entre carne moída ou frango com batatas, salsicha)

-Você vai precisar ter uma seladora de marmitas e panelas bem grandes para preparar toda a comida. Esse gasto será uma única vez (você pode tentar conseguir que esse material seja doado por alguma empresa ou pessoa apresentando seu projeto).

-As marmitas descartáveis costumam ser vendidas por cento, ou seja, você vai precisar comprar a cada 2x que for entregar. Para transporta-las é bom você ter uma caixa grande de isopor pra comida não esfriar (principalmente em dias de frio).

-Leve muita água e suco (use as garrafas de 2 litros e 600 ml que sobram de refrigerante. Limpe bem e coloque água limpa ou faça um suco de pacotinho).

-Vá preparada para escutar e dar atenção. Não é só um trabalho de entrega de marmitas, eles querem conversar, contar um pouco sobre a sua vida.

-Você pode separar também roupas usadas, brinquedos, cobertas e entregar junto.

Como funciona?

Aqui na minha cidade são 4 grupos que fazem as entregas todo domingo na hora do almoço. Cada semana é a vez de um grupo que prepara a comida, embala, entrega. Seria ótimo poder fazer todo dia mas infelizmente ainda não é possível!

No começo achei que era difícil encontrar os moradores de rua para a entrega mas não, exceto em dias de chuva que eles costumam se abrigar, é muito fácil.
Foi aí que percebi que na verdade eles se tornam invisíveis aos nossos olhos que estamos tão apressados sempre, ocupados com a nossa vida que não enxergamos a quantidade imensa de pessoas que vivem nas ruas.

Abaixo algumas fotos da entrega especial de natal que além da marmita e água/suco são entregues um mini panetone e um doce (que pode ser manjar, bolo). As fotos são do natal de 2011 e 2012.
As fotos são apenas para vocês terem uma ideia melhor de como pode ser feito o transporte e entrega!

Marmitas pronta para entrega
 
Água e suco
 
Fazendo as entregas

Minha sogra (além do meu sogro) são meus maiores exemplos, fazem tudo com tanto carinho. Na foto ela desejando feliz natal pra um morador já conhecido deles.

Meninada feliz com os brinquedos que acabaram de ganhar, esse menino menor tem o sorriso mais lindo do mundo!

Eu costumo levar minhas filhas nessas entregas, é importante (principalmente pra maior que é adolescente) ver como vivem outras crianças da idade dela e parar de dar tanta importância pra coisas pequenas como ter roupa de marca ou o celular que acabou de lançar.
Elas também costumam separar os brinquedos que não vão mais usar e fazem as entregas.

Lembrando que você pode ajudar de qualquer forma:

Não quer preparar as marmitas? Doe a comida que vai ser utilizada ou o equipamento (panelas, marmitas descartáveis, caixa de isopor).
Não quer entregar? Empreste seu carro pra algum amigo que quer realizar esse trabalho mas não tem carro.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais é só deixar nos comentários que eu respondo!

Acredite, esse trabalho faz muito mais bem pra quem faz do que para quem recebe!


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Nossa me emocionei muito, minha filha mais velha(24) participa de obras assim e tenho vontade de levar meu pequeno(5) par q ele tbm tenha consciência de que o mundo tem muitas pessoas necessitas, eu já ensino ele e levo ele pra doar roupas, calçados dele e brinquedos pra crianças carentes, parabéns aos seu sogros Deus os abençoei, Sempre fico mega feliz em vir te visitar sei q sempre vou encontrar novidades lindas e positivas e que levantam meu astral, obrigada bjks
    Monica Miranda
    http://fofocasdebeleza.blogspot.com.br/2013/06/minha-reeducacao-alimentar-saude-auto.html?showComment=1370233759895#c1574593653003280239

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve o pequeno sim Mônica, é bom pra eles crescerem vendo que a vida é mais que videogame e celular.
      Obrigada pelo carinho, você sempre é muito bem vinda ♥

      bjs

      Excluir
  2. Que legal Ari, adorei ler este post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Janaína!

      bjs

      Excluir
  3. É muito importante o trabalho de doação.Sempre também ajudo as pessoas menos favorecidas.Bjos Celinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente se cada um fazer sua parte esse mundo fica muito melhor Celinha!

      bjs

      Excluir

Olá, adorei a sua visita!!!

Aproveita e deixa um comentário com a sua opinião, vou amar saber o que você esta achando do blog!

Bjs com carinho!

Ari